Diagnóstico e Tratamento

INSÔNIA

Insônia é a dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, prejudicando o bom funcionamento da mente e do corpo no dia seguinte.

É um distúrbio associado ao aumento do risco de morte, doença cardiovascular, depressão, obesidade, dislipidemia, hipertensão, fadiga e ansiedade. Nos quadros crônicos, está associada a acidentes automobilísticos, domésticos e no trabalho. A insônia geralmente causa problemas durante o dia, tais como: cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade.

Na correria do dia a dia, com tantas obrigações, compromissos e metas, é difícil deitar, desligar a mente e ter um sono tranquilo e reparador.

Estima-se que um a cada cinco adultos sofram com esse distúrbio.

Os sintomas de quem apresenta insônia:

1) dificuldade para iniciar o sono,

2) dificuldade para mantê-lo; vários despertares noturno

3) acordar mais cedo do que o desejado;

4) cansaço durante o dia, sensação que não dormiu o suficiente;

É fundamental  identificar a causa da insônia e saber se está relacionada a uma doença física, mental ou a um fator ambiental. Esse é o primeiro passo para a solução.

Para melhorar o sono, é importante evitar algumas coisas antes de dormir como cafeína, atividade física, celular e internet.

Existem medidas conhecida como higiene do sono. Dormir sempre no mesmo horário, ler um livro, dormir no escuro, o ambiente deve ser tranquilo, colchão e travesseiro adequado.

O tratamento visa excluir doenças orgânicas, psicoterapia e medicamentos específicos.