top of page

Diagnóstico e Tratamento 

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA

O transtorno do espectro autista é uma condição neurológica que se manifesta geralmente na infância,  persisti ao longo da vida e afeta o desenvolvimento social (dificuldade para acompanhar conversas), comunicativo (repetições de palavras) e comportamental. 

A denominação “espectro” é devida à ampla variação de sintomas e níveis de gravidade que podem ser observados em indivíduos diagnosticados. As pessoas com transtorno do espectro autista podem enfrentar desafios na interação social e na fala. Algumas também podem ser sensíveis a estímulos sensoriais, como luzes, sons e texturas.

Os sintomas do transtorno do espectro autista variam, mas são geralmente observados nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. Algumas das dificuldades das pessoas que estão no espectro podem resultar em sintomas como:

  • dificuldade para manter o contato visual, como resistência em olhar no olho de alguém durante uma conversa

  • limitações para reconhecer expressões e emoções faciais, como ironia, posturas e imitações

  • comportamentos repetitivos, como gestos em momentos inapropriados

  • sensibilidades sensoriais, em que entender estímulos como cheiros, sabores e texturas pode ser um obstáculo 

O diagnóstico do transtorno do espectro autista é realizado por um grupo multidisciplinar de profissionais, como médicos(as), psicólogos(as) e psiquiatras, com base em uma avaliação completa do desenvolvimento e do comportamento da pessoa.

© 2016 by Dra Juliana Leite

bottom of page