Diagnóstico e Tratamento 

Depressão:

Os sentimentos de tristeza e alegria colorem o fundo afetivo da vida psíquica normal. A tristeza constitui-se na resposta humana universal às situações de perda, derrota, desapontamento e outras adversidades. Cumpre lembrar que essa resposta tem valor adaptativo, do ponto de vista evolucionário, uma vez que, através do retraimento, poupa energia e recursos para o futuro. Por outro lado, constitui-se em sinal de alerta, para os demais, de que a pessoa está precisando de companhia e ajuda.

A depressão é uma condição relativamente comum, de curso crônico e recorrente. Está freqüentemente associada com incapacitação funcional e comprometimento da saúde física. Os pacientes deprimidos apresentam limitação da sua atividade e bem estar, além de uma maior utilização de serviços de saúde.

Depressão produz alteração do humor. Pode apresentar sintomas de tristeza profunda,  associada a perda de prazer, alteração do libido, distúrbio do sono, baixa autoestima, perda de energia e esquecimento. Crianças geralmente ficam irritadas, agressivas e com baixo rendimento escolar.

Pode ser causada por predisposição  genética ou acontecimentos externos, como perda de um parente. 

É mais frequente em mulheres devido as alterações hormonais no período menstrual, gravidez ou menopausa.

Depressão pode ocorrer em qualquer fase da vida: na infância, adolescência, maturidade e velhice.

O tratamento é realizado com psicoterapia e medicamentos. 

Agende uma consulta.

© 2016 by Dra Juliana Leite